Inteligência aduaneira: vantagens e soluções para o negócio

Já pensou em contar com a inteligência aduaneira, quando o despachante traz ainda mais vantagens e soluções para o seu negócio?

Mais do que acompanhar e estar ao seu lado durante o processo de importação e exportação, a assessoria com inteligência aduaneira busca compreender todas as suas particularidades, analisando todos os riscos e buscando as melhores soluções em cada operação.

Ganhos da empresa com a inteligência aduaneira

A inteligência aduaneira atenta para muito mais do que o processo em si, compreendendo a operação da empresa como um todo, analisando particularidades e prevendo, por exemplo, rotas para minimizar riscos, otimizar tempo e reduzir custos. A partir disso, encontra os parceiros certos para todas as etapas da transação.

Aliando conhecimento e experiência, os profissionais têm a capacidade de informar e orientar o cliente sobre os processos ainda antes dos embarques.

Benefícios do serviço de inteligência aduaneira:

  • Controle de fluxos: ter controle do produto da saída ao destino final pode ser um dos principais benefícios.
  • Mapeamento de custos: ter todos os custos que envolvem seu produto e, em cima disso, formar seu preço de comercialização;
  • Comunicação ágil: saber quem são as pessoas ou os setores envolvidos em cada etapa da cadeia, tendo, assim, melhor comunicação entre os envolvidos;
  • Satisfação do cliente: com o processo fluindo com segurança, é mais fácil programar saídas das mercadorias em tempo hábil e satisfatório.

Confira algumas das nossas principais soluções:

Cadastro no Radar

Se você decidiu atuar no ramo de importação e exportação, mas ainda é novo no assunto, talvez ainda esteja com dúvidas sobre por onde deve começar.

Além de regularizar os documentos do seu negócio, é preciso, em primeiro lugar, realizar a habilitação no Radar Siscomex. Assim, permite acesso ao Siscomex e garante a autorização legal para que a sua empresa importe ou exporte.

Nós da Exim Aduaneira temos uma equipe experiente e especializada para ajudar a conquistar a sua habilitação. E, para facilitar ainda mais esse processo, oferecemos o serviço de habilitação no Radar Siscomex sem custos, na contratação da primeira operação de importação ou exportação.

Registro das Declarações

Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA)

Com a DTA, a empresa pode realizar o trânsito e o desembaraço aduaneiro em outro recinto alfandegado. Assim, a carga é retirada da Zona Primária, que é o porto ou aeroporto de chegada, e levada para a Zona Secundária, na maioria das vezes para o Porto Seco. Porém, é preciso sempre fazer uma análise minuciosa antes de optar por qualquer regime. É fato que a DTA permite que os tributos não sejam pagos imediatamente após a chegada da mercadoria, mas haverá o tempo de transporte e liberação da mercadoria na Zona Secundária.

Declaração de Importação (DI)

A DI é o documento responsável por registrar todas as informações do processo de importação de mercadorias, servindo como base para o despacho aduaneiro de importação. É possível vincular uma DI à uma LI (Licença de Importação) para o preenchimento automático de determinados campos.

Classificação Fiscal

A correta classificação das suas mercadorias garante um melhor controle sobre a tributação e a necessidade ou não de licenciamento de importação, por exemplo. A classificação incorreta de mercadorias sujeita o importador e o exportador a eventuais multas por classificação errada.

Portanto, fique atento! Conte com nosso time para orientá-lo no processo de classificação fiscal das suas mercadorias.

Drawback

O Drawback tem como principal objetivo incentivar as exportações, apesar de isentar dos tributos as importações. Mas fique atento! Mesmo que suas mercadorias não estejam sujeitas a licenciamento de importação, no caso do drawback a L.I. sempre é obrigatória.

É um dos regimes mais utilizados pelas empresas importadoras e exportadoras brasileiras para a suspensão ou isenção de tributos incidentes nos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado.

Oportuniza a prática de preços mais competitivos e de produtos com melhor qualidade gerando, assim, maior competitividade para as empresas brasileiras venderem seus produtos no exterior.

Duimp

A Declaração de Importação (DI) é o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes. A DI em breve será substituída pela Declaração Única de Importação (DUIMP), novo módulo de registro da Receita Federal.

A DUIMP, por enquanto, já está disponível para empresas OEA e ainda não há previsão de ser implantada para todos os agentes do comércio exterior. O registro de Duimp para importações que necessitem de licenciamento, será efetivado com o deferimento do LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros) registrado no Portal Único de Comércio Exterior.

Desembaraço Aduaneiro de Importação e Exportação

Com um time de consultores especializados, oferecemos soluções completas no desembaraço aduaneiro de importação e exportação, apoiando nossos clientes de uma ponta a outra do processo de logística internacional.

Temos conhecimento, experiência e inovação para atender todas as necessidades de desembaraço aduaneiro da sua empresa, além de flexibilidade para customizar soluções que se ajustam perfeitamente ao seu negócio.

Nós somos assim! Com um time de consultores especializados, oferecemos soluções completas no desembaraço aduaneiro de importação, exportação e também logística internacional. Para obter os melhores resultados, conte com a nossa inteligência aduaneira nos seus processos de comércio exterior!

Conte com a inteligência aduaneira da Exim

A Exim Aduaneira presta serviços em comércio exterior há mais de 30 anos. Essa experiência premiada nos qualifica para suporte técnico adequado a importadores e exportadores com segurança e seriedade em todas as operações.

Temos flexibilidade para customizar soluções que se ajustam perfeitamente ao seu negócio, conforme as suas necessidades. Tudo isso, com conhecimento técnico, atendimento diferenciado e, principalmente, com confiança nas relações comerciais.

Um diferencial do qual nos orgulhamos muito é o atendimento com pessoas reais. Aqui você sempre será atendido por um agente de verdade. O tratamento sistêmico e integral dos processos permite a centralização de informações em um único prestador de serviços. Isto significa maior eficiência e menores custos.

Para obter os melhores resultados, conte com a nossa inteligência aduaneira nos seus processos de comércio exterior!

Entre em contato conosco!