Radar Siscomex: por que habilitar a empresa no sistema

A habilitação no Radar Siscomex é o primeiro passo para iniciar seus processos de importação e exportação.

Se você decidiu atuar no ramo de importação e exportação, mas ainda é novo no assunto, talvez ainda esteja com dúvidas sobre por onde deve começar. Saiba que, além de regularizar os documentos do seu negócio, você precisa, em primeiro lugar, realizar a habilitação no Radar Siscomex.

O que é habilitação no radar Siscomex?

Definido como Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, foi criado pela Receita Federal Brasileira para fornecer dados contábeis, fiscais e aduaneiros em tempo real, evitando fraudes em relações de comércio exterior.

Ao reunir todos os dados das organizações que mantêm relações de comércio exterior em uma única plataforma, o Radar Siscomex garante o controle mercantil das fronteiras brasileiras.

Assim, qualquer empresa que queira manter atividades comerciais internacionais precisa licenciar-se junto à ferramenta, não importa se o seu objetivo seja a exportação ou a importação de produtos. É ela que permite acesso ao Siscomex e garante a autorização legal para que a sua empresa importe ou exporte.

Modalidades de habilitação no Radar Siscomex

São três as modalidades de habilitação no Radar. Confira abaixo as características de cada uma delas:

  • Radar Expresso: indicado para pessoa jurídica constituída sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão, e suas subsidiárias integrais; ou empresa pública ou sociedade de economia mista;
  • Radar Limitado:

I) Empresas com capacidade financeira igual ou inferior a US$ 50.000 / semestre na importação, e ilimitado na Exportação.

II) Empresas com capacidade financeira igual ou inferior a US$ 150.000 /semestre na importação.

  • Radar Ilimitado:

Empresas com capacidade econômica e financeira estimada seja superior a US$ 150.000.

Como realizar a habilitação no Radar Siscomex?

A habilitação no Radar Siscomex é um processo complexo e que exige bastante atenção, além de um olhar experiente que pode fazer toda diferença. Isso porque, caso algum documento seja preenchido incorretamente, sua solicitação pode ser intimada ou ainda indeferida.

O prazo para solicitar uma nova habilitação é de seis meses após decisão da Receita Federal. Por isso, é necessário que a pessoa que fizer o registro domine questões contábeis exigidas na análise pelo fisco federal.

Isso é importante, principalmente por envolver a necessidade de demonstrações contábeis, certidões, declarações e outros documentos que não são do dia-a-dia de pessoas não habituadas com esse tipo de trâmite.

Nós da Exim Aduaneira temos uma equipe experiente e especializada para ajudar a conquistar a sua habilitação. Além de conhecer todos os termos elencados na legislação vigente, temos domínio sobre os trâmites administrativos e burocráticos que o registro requer.

E, para facilitar ainda mais esse processo, oferecemos a habilitação no Radar Siscomex, sem custos, para os clientes que contratarem a primeira operação de Comércio Exterior conosco.

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