Tendências para o mercado de câmbio em 2022

Ninguém pode negar que os dois últimos anos foram tensos – para todos os setores da economia e para toda a sociedade de uma forma geral. As expectativas do mercado de câmbio em 2022, no entanto, são positivas.

O Banco Central prevê alívio no mercado de câmbio. Após o fim da demanda por dólares em função da desmontagem de overhedge pelos bancos e finalização do processo de redução de endividamento externo das empresas, é prevista uma fase de tranquilidade.

Quer saber mais sobre as previsões dos especialistas para o mercado de câmbio em 2022?

Continue a leitura!

Banco Central prevê alívio no câmbio

O Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), trouxe a expectativa de manutenção do cenário da moeda norte-americana em 2021 e 2022.

Espera-se para o mercado de câmbio em 2022 que o dólar fique entre R $5,50 e R$ 5,25.

A projeção anual de câmbio publicada no Focus passou a ser calculada com base na média para a taxa no mês de dezembro, e não mais no valor projetado para o último dia útil de cada ano.

Dólar acima da meta

Segundo especialistas em economia, o real deve ser favorecido pelo crescimento global esperado para o próximo ano, que deve manter as commodities “bastante valorizadas”, e pelo patamar de juros mais alto no Brasil.

Afinal, o real teve a pior performance do mundo até pouco tempo, mas recentemente tem evoluído de forma muito positiva.

Embora haja otimismo com os efeitos da política monetária no câmbio, não é possível prever se o Banco Central conseguirá domar a inflação tão cedo. Isso porque o o acumulado da inflação nos últimos 12 meses ficou em 10,15%.

Mercado de câmbio em 2022: juros acima do previsto e inflação em alta

O Banco Central precisará adotar uma política de juros mais restritiva do que a prevista pelo mercado no relatório Focus.

O BC usa como principal instrumento de política monetária a taxa básica de juros, a Selic, definida em 7,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O Copom já sinalizou que pretende elevar a Selic em mais 1,5 ponto percentual.

As projeções do BC para a inflação também estão ligeiramente acima da meta para 2022 e ao redor da meta para 2023. Isso reforça a decisão da autarquia de manter a política mais contracionista, com elevação dos juros.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 9,25% ao ano. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica suba para 12,25% ao ano. E para 2023 e 2024, a previsão é de Selic de 9,50% e 6,50%,, respectivamente.

Previsão da Selic é de 12,25% em 2022 e PIB deve diminuir

O relatório Focus projeta a Selic em 12,25% no fim de 2022. Com isso, o boletim alinha-se às projeções recentes de bancos e casas de análise, que estimam a taxa de juros nesse mesmo patamar no fim do ciclo, caso do Itaú, JPMorgan e Morgan Stanley.

Os bancos JPMorgan, Credit Suisse e Haitong reduziram suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do País, depois da divulgação de números abaixo do esperado para os setores de varejo e de serviços em setembro.

O Ministério da Economia, por sua vez, prevê expansão de 5,1% para o PIB neste ano e de 2,1% para o próximo, enquanto o mercado, segundo o boletim Focus mais recente, estima que a economia crescerá 4,65% em 2021 e 0,50% no ano que vem.

Em 2022, conte com quem é especialista

Independentemente das previsões do mercado de câmbio em 2022, é importante saber que você pode contar sempre com a Exim Corretora.

Fazem parte dos serviços a consultoria, a execução dos procedimentos administrativos, os registros junto aos órgãos intervenientes, bem como a orientação quanto aos aspectos fiscais e tributários inerentes às operações de câmbio.

Nos momentos de crise, o cuidado financeiro é ainda mais importante e nós sabemos disso. Somos atuantes desde 1993, com uma equipe sempre disposta a utilizar toda a sua experiência para entender a necessidade de cada negócio, estudar a viabilidade de projetos e customizar as soluções.

Nosso principal diferencial é a personalização do atendimento. Isso nos ajuda a entender suas dores e a propor soluções customizadas para cada caso.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

Atualizado em 17/12/2021.