Novidade no Comércio Agropecuário: Brasil e China em Avanços

Comércio Exterior

Novidade no Comércio Agropecuário: Brasil e China em Avanços

O Brasil está dando passos significativos em direção à ampliação de seu comércio agropecuário com a China!

Em uma reunião técnica realizada em setembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se reuniu com a Administração Geral de Alfândega da China (GACC) para discutir a atualização de protocolos sanitários e fitossanitários.

O que está em jogo?

A China é o principal parceiro comercial do Brasil no setor agrícola, respondendo por impressionantes 33,91% das exportações do país.

Nos primeiros oito meses deste ano, o Brasil exportou cerca de US$ 38 bilhões em produtos agrícolas para a China, com 68% desse valor vindo do complexo da soja.

Segundo Guilherme A. G. Silva, sócio-gerente comercial da Exim Corretora de Câmbio: “as negociações com a China abrem grandes oportunidades para o nosso setor agropecuário. Como principal parceiro comercial do Brasil, ampliar o acesso ao mercado chinês é essencial para o crescimento contínuo de nossas exportações”.

Principais pontos discutidos:

  • Abertura do mercado chinês para miúdos de bovinos e carne bovina com osso.
  • Avanços na revisão do protocolo de exportação de carne de aves, incluindo miúdos.
  • Discussões sobre a remoção da suspensão automática das exportações em casos de ocorrência atípica de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina).
  • A previsão de assinatura de novos protocolos de exportação para produtos como uvas frescas, gergelim e pescados na próxima cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, enfatizou a importância dessa parceria estratégica para o crescimento do comércio agropecuário, destacando que as negociações têm avançado continuamente nos últimos 20 meses.

Oportunidades para Produtores: Esses avanços não apenas beneficiam os produtores brasileiros, mas também ampliam as oportunidades de exportação para um mercado que continua a ser vital para nossas exportações agropecuárias.

Fique por dentro! Para mais informações sobre como essas novidades podem impactar suas operações no comércio exterior, entre em contato conosco pelo WhatsApp! Estamos aqui para ajudar a sua empresa a aproveitar essas oportunidades!

Compartilhe este post:

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?