Em operações de importação e exportação, além dos custos fixos em Reais, é fundamental acompanhar a flutuação das moedas estrangeiras.
Ou seja, atentar para a taxa de câmbio. Isso é necessário pois no nosso país temos um regime de câmbio flutuante (porém sujo) e a taxa oscila de acordo com a demanda e a oferta a todo o minuto.
Na Exim Corretora de Câmbio, somos especializados em comércio exterior.
Estamos sempre monitorando a variação do dólar de compra e venda e negociamos as moedas sempre tendo como referência o preço do momento no mercado interbancário.
Mas afinal, o que é taxa de câmbio e como ela funciona?
Siga a leitura e compreenda.
O que é taxa de câmbio e como ela funciona?
Em resumo, a taxa de câmbio é o valor de uma moeda em relação à outra. Ou seja, é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.
Mundialmente, a moeda de referência ao valor das moedas de outros países é o dólar, seja para operações comerciais, financeiras ou de turismo. Isso porque, o dólar é a moeda mais usada para transações entre os países, ou seja, é a moeda mais forte. A taxa de câmbio, no entanto, pode ser calculada para qualquer moeda estrangeira.
Como a taxa de câmbio é calculada?
Existem diversos regimes de câmbio e que cada país adota o que mais lhe convém. Em um mercado de câmbio livre, a taxa de câmbio é definida a partir de fatores como a oferta e demanda da moeda e o diferencial de inflação, por exemplo.
Em termos muito básicos, podemos definir os regimes de câmbio em dois grupos:
Câmbio fixo
A autoridade monetária do país estabelece o valor da moeda e atua para manter o preço, comprando ou vendendo dólares.
Câmbio flutuante
O câmbio é calculado e determinado sem intervenção ou controle do governo do país. É a demanda e a oferta por moeda que estabelece o preço. Como exemplos, a China possui um regime de câmbio fixo, enquanto o Brasil possui regime de câmbio livre.
E a PTAX?
Calculada diariamente pelo Banco Central com base na média das taxas de compra e venda praticadas pelos bancos brasileiros ao longo do dia. Não sendo obrigatória, serve apenas como referência para as instituições financeiras que trabalham com câmbio.
Qual a diferença entre taxa de câmbio comercial e de turismo
No Brasil, no mesmo mercado de câmbio, existem duas diferentes terminologias para indicar as diferentes taxas de câmbio praticadas de acordo com a natureza da operação.
Taxa de Câmbio Comercial
Utilizada em operações como exportação, importação e transferências financeiras.
Taxa de Câmbio Turismo
Utilizada nas operações de compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie ou cartão pré-pago.
O câmbio turismo costuma ser mais caro, apesar de partir da mesma referência de preço do câmbio comercial, especialmente devido aos custos envolvidos com a logística de entrega das moedas e aspectos como custos de segurança das casas de câmbio.
Soluções financeiras para negócios de todos os tipos e tamanhos
Na Exim Corretora de Câmbio, oferecemos soluções em câmbio para você e para a sua empresa, assim como compra e venda de moedas estrangeiras.
Contamos com pessoal altamente qualificado, com experiência de mais de 25 anos de atuação. Estamos sempre atentos às mudanças da legislação cambial e à evolução tecnológica aplicada à segurança e agilidade necessárias aos negócios internacionais.
Não vendemos apenas serviços. Vendemos CONFIANÇA!